Vasco e São Pedro-ES são as equipes campeãs da primeira edição da Supercopa do Brasil de Beach Soccer. O Cruzmaltino conquistou o título do torneio masculino sobre o Flamengo e garantiu a vaga na Libertadores, marcada para dezembro deste ano, no Equador. Já o time capixaba ergueu a taça do campeonato feminino contra o Sampaio Corrêa-MA e volta suas atenções à disputa do Mundial de Clubes, na Itália, entre os dias 17 e 22 de setembro.
A competição foi realizada em Ceilândia (DF), reuniu as principais equipes do Brasil e contou com a presença de atletas estrangeiros, entre eles a japonesa Marin, do Vasco, o goleiro Rolón e o atacante Carballo, ambos destaques da seleção do Paraguai, que atuaram por Carlos Renaux/Juventos-SC e Botafogo, respectivamente.
A Supercopa do Brasil de Beach Soccer Masculino e Feminino de 2024 foi realizada pelo Instituto Mover da Vida, com chancela da Confederação de Beach Soccer do Brasil e da Federação de Beach Soccer do Distrito Federal e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal, do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte (CONFAE), além de apoio institucional do Ministério do Esporte.
Torneio Masculino
A maioria do elenco que conquistou o primeiro hexacampeonato mundial FIFA para o futebol brasileiro, em fevereiro deste ano, na Copa do Mundo de Dubai, participou do campeonato. Somente três jogadores não puderam estar no torneio, pois estavam competindo em clubes europeus: os alas Mauricinho e Filipe Silva e o fixo Brendo.
As semifinais foram disputadas no sábado (7) e definidas nos detalhes. O Flamengo passou nos pênaltis contra o Sampaio Corrêa, após o jogo terminar empatado em 4 a 4 no tempo normal e tempo extra. Já o Vasco, conseguiu a vaga na decisão ao vencer o Vitória por 6 a 3, e definiu o clássico carioca na final masculina. Na final, o Vasco derrotou o arquirrival Flamengo por 5 a 4.
Veja os vencedores dos prêmios individuais:
Masculino
– Melhor jogador da final: Matheus Show (Vasco da Gama)
– Artilheiro da competição: Rodrigo – 8 gols (Flamengo)
– Melhor goleiro da competição: Bobô (Sampaio Corrêa)
– Melhor treinador: Cesinha (Vasco da Gama)
Torneio Feminino
Entre as mulheres, o primeiro a garantir a vaga na final foi o São Pedro-ES, que derrotou o Confiança nos pênaltis, depois de a partida terminar 1 a 1 no tempo regulamentar. Na outra semifinal, o Sampaio Corrêa passou com mais tranquilidade ao derrotar o Vasco por 4 a 1.
Pela decisão, o São Pedro-ES venceu o Sampaio Corrêa-MA por 5 a 2.
Veja os vencedores dos prêmios individuais:
Feminino
– Melhor jogadora da final: Tai (São Pedro)
– Artilheira da competição: Thatielly – 10 gols (Vasco da Gama)
– Melhor goleira da competição: Kylma (Sampaio Corrêa)
– Melhor treinador: Rodrigo Willer (Confiança)
Créditos: Rodrigo Pertoti/CBSB
Fonte: CBF