Jovens lideram debates sobre o futuro da Amazônia em simulação histórica da OTCA em Belém

Evento do Instituto Pan-Amazônico de Simulações destaca protagonismo juvenil e democratização de oportunidades na região Norte do Brasil

Entre os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2024, Belém do Pará foi palco de uma das mais importantes simulações diplomáticas do ano: a Simulação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento, realizado no plenário da OAB-Pará, reuniu 35 delegados, 8 jornalistas, 13 voluntários, especialistas renomados e figuras de destaque, como o presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba de Castro, que marcou presença na cerimônia de encerramento, o acompanhamento da Dra. Mary Olimpio, além dos palestrantes Dr. Ricardo Washington, Dra. Milena Cunha, Dra. Bárbara Feio e a ativista Waleska Queiroz.

Organizado pelo Instituto Pan-Amazônico de Simulações (@institutopanammun), o evento reforçou seu compromisso com a democratização de oportunidades para jovens da região Norte, reunindo participantes de escolas públicas, como do Justo Chermont, e privadas, como do Santa Catarina de Sena, em debates sobre questões cruciais para a Amazônia. Entre os temas abordados, destacaram-se a proteção dos direitos dos povos indígenas, o combate ao garimpo ilegal, a valorização da bioeconomia e a transição energética, culminando na elaboração da Ata Final — documento que reflete o comprometimento das delegações em garantir um desenvolvimento sustentável e a preservação do bioma amazônico.

“Este evento mostra que, com oportunidades, os jovens da Amazônia podem transformar debates locais em ações globais. Estamos aqui para mudar narrativas e construir um futuro mais justo”, afirmou Geovana Sampaio, co-fundadora do Instituto Pan-Amazônico de Simulações, que recentemente representou o Pará numa simulação internacional da Universidade de Cambridge.